O solo como material de construção.

ISBN 85-232-0249-8

Cybele Celestino Santiago

Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

SANTIAGO, Cybele Celestino. O solo como material de construção. 2 ed ver. Salvador: EDUFBA, 2001.

Cybele Celestino Santiago possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Arquitetura e Urbanismo (área de concentração: Conservação e Restauro) pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Conservação do Patrimônio Arquitetônico pela Universidade de Évora (2001). É professor Associado II da Universidade Federal da Bahia, lecionando na Graduação e na Pós-Graduação. É pesquisadora do grupo de pesquisa NTPR (Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração) desde 1986. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de construção, argamassas antigas, rochas, madeira e terra crua.
Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/8320884040894174

PARTE 1 1. Generalidades 2. Solo: formação e origem 3. Textura e estrutura dos solos 4. Composição química e mineralógica dos solos 5. Plasticidade e consistência dos solos PARTE 2 1. O solo como material de construção 2. Adequação dos solos 3. Modos de utilização da terra 4. Características de alguns sistemas 5. Estado hídrico do solo 6. Estabilização dos solos 7. Causas da degradação das construções em terra Bibliografia

O livro foi elaborado para auxiliar estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura a ter contato com o solo como material de construção. Dividido em duas partes, a primeira trata da caracterização química e mineralógica do solo desde a sua origem, com a desagregação das rochas, até sua classificação de acordo com determinadas propriedades, o que é fundamental para a escolha do tipo de solo mais adequado para construção. Nesta primeira parte, destaca-se o item dedicado à identificação táctil e visual dos solos, pois traz informações sobre como identificar os solos de forma prática, o que pode ser útil, por exemplo, para a autoconstrução. A segunda parte trata do solo como material de construção, começando com a descrição do seu emprego na construção de casas em diferentes países e ao longo da história da humanidade. Distingue-se a “construção em terra” e da “construção com terra”, sendo a primeira expressão usada para designar construções resultantes da escavação ou do corte da terra para apropriação desse espaço para a construção, e a segunda, para indicar o uso propriamente dito da terra como material de construção. Neste último caso, o livro mostra que a terra pode ser utilizada para a confecção de coberturas, enchimentos e blocos compactados. Com relação às técnicas construtivas, a autora descreve a taipa de pilão, a taipa de sopapo, a “terra palha”, a “terra derramada”, a confecção de adobes e a terra usada sobre estruturas e como acabamento de paredes. Por fim, a autora informa sobre como se adequar as propriedades de certos solos, tornando-os úteis para construção, por meio da estabilização com cal, betume, cimento ou com o uso de fibras.

quinta-feira, 31 Julho, 2014 - 21:45

Sílvia Pimenta d´Affonsêca

segunda-feira, 11 Agosto, 2014 - 21:45

Márcia Sant’Anna

Observação:

Livro com conteúdo básico, com leitura fácil e útil para os oficiais da construção.