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Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Igatu / Chapada Diamantina-Ba, 2016.
Espigueiros. Portugal, 2017.
Espigueiros. Portugal, 2017.

Arquitetura sem pedigree

ISBN ou ISSN: 

0-385-07487-5

Autor(es): 

Bernard Rudofsky

Onde encontrar: 

Acervo Prof. Daniel J. Mellado Paz

Referência bibliográfica: 
RUDOFSKY, Bernard. The Prodigious Builders: notes toward a natural history of architecture with special regard to those species that are traditionally neglected or downright ignored. New York & London: Harcourt Brace Jovanovich, 1977.
Eixos de análise abordados: 
Conceitos e métodos
Saberes tradicionais e espaço arquitetônico
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra: 
Bernard Rudofsky (1905 - 1988)foi um arquiteto americano, nascido na Morávia, que ficou conhecido também por ser escritos, colecionador, professor, designer e historiador social. Obteve seu doutorado na Áustria, após trabalhar na Alemanha, Itália e vários outros países, inclusive o Brasil onde abriu um escritório nos anos 1930, projetando diversas residências em São Paulo. Radicou-se nos EUA a partir 1941, vivendo em Nova Iorque até sua morte. Ensinou em Yale, no MIT, na Universidade Waseda em Tóquio e na Royal Academy of Fine Arts de Copenhagen. Ficou conhecido por organizar uma série de exposições polêmicas no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA) nos anos 1940, 50 e 60. A obra em exame foi publicada pela primeira vez em 1977.
Sumário obra: 

Introduction with asides

A note on the illustrations

In praise of caves

Brute architecture

When architecture was all play and no work

Mobile architecture

Storehouses, cereal and sepulchral

Strongholds

The vanishing vernacular

The vernacular obliquely appraised

The importance of trivia

The call of the Minotaur

Homage to the squatte

Block lust Note on “Architecture Without Architects”

Resumo : 
Bernard Rudofsky segue com a tônica de seu livro anterior – Architecture without Architects –, agora com um princípio ordenador. Ainda assim, esta obra carece de consistência em vários aspectos. Inclui a arquitetura feita por profissionais para os deuses ou para o poder temporal com fins monumentais e considera também artefatos como as pipas gigantes do Japão. Inclui ainda obras feita por animais como cupinzeiros e formigueiros, colméias e vespeiros, covas de toupeiras, diques de castores e ninhos de pássaros. Por fim, inclui formações geológicas que evocam a arquitetura Mas esse ordenamento não é acidental, já que Rudofsky critica a separação da arquitetura em três áreas estanques: aquela feita por arquitetos, a “atrasada” da pré-história e povos primitivos, e feita por animais “estúpidos” mas engenhosos. Ele chega a incluir formações geológicas que evocam a arquitetura. No corpo do texto, apresenta digressões diversas e o recurso a figuras mitopoéticas e da literatura (a Arca de Noé, o Cavalo de Tróia, o Labirinto do Minotauro) sem precauções metodológicas, colecionando exemplos, reais e imaginários, dos temas que aborda. Um dos temas são as cavernas, abordadas por meio de exemplos diversos. Outro tema é a “arquitetura selvagem”, expressa na ideia e na prática de viver nas árvores, oportunidade em que discorre sobre os hábitos dos primatas e, a seguir, dos animais construtores. Conclui este tópico abordando obras feitas para animais, como o columbário ou pombal. Aborda também a arquitetura sem fins de abrigo ou sem propósito conhecido como terraços e platôs artificiais; a arquitetura megalítica e os edifícios com fins astronômicos. Em vários momentos, salienta o impulso de construir. Outros tópicos tratados são os da “arquitetura móvel”, dos sepulcros e depósitos de alimentos, das fortalezas. No tópico “labirintos”, aborda pedreiras e formações geológicas. Quanto à arquitetura vernacular, ressalta sua aparente simplicidade, mas complexidade real, arriscando hipóteses sobre sua antiguidade. Neste âmbito, aborda a arquitetura rural e sua crescente distância em relação à cidade. Elogia a vida comunal e registra sua extinção com o surgimento de museus a céu aberto para preservar seus exemplares. Ao mencionar os recursos bioclimáticos, acusa a perda do contato com os dons da natureza e destaca a arquitetura aberta ao clima benfazejo, bem como os recursos de captura do vento nas áreas abertas, em terraços e pátios, além das proteções contra o sol, como toldos e pérgolas. Na zona temperada, ressalta o uso do calor dos animais, da cozinha e as técnicas de calefação. Destaca ainda os vários tipos de janelas: basculantes, balcões, musharrabiehs e fachadas de vidro. Trata também do “invasor” que, em vez de gerar escombros imprestáveis como as demolições atuais, reutilizava lugares abandonados ou os usava como matéria-prima. Dá atenção especial à formação de tecidos urbanos a partir de anfiteatros, palácios e aquedutos. Finaliza falando da construção na pedagogia infantil, ressaltando o uso ocidental dos blocos de Friedrich Fröbel, que se fundariam numa premissa falsa – da espontaneidade da criança pela geometria e não pelas coisas heterogêneas – e estimulariam a construção monolítica e a demolição súbita. Contrasta isso com os povos africanos - Etiópia, Congo, Libéria, Uganda – onde a imitação em miniatura do ambiente construído se faz de outro modo e gera outros comportamentos. 
Data do Preeenchimento: 
terça-feira, 11 Setembro, 2012 - 16:45
Pesquisador Responsável: 

Daniel Juracy Mellado Paz

Data da revisão: 
domingo, 22 Junho, 2014 - 16:45
Responsável pela Revisão: 

Marcia Sant’Anna

ISBN ou ISSN: 

0-385-07487-5

Autor(es): 

Bernard Rudofsky

Onde encontrar: 

Acervo Prof. Daniel J. Mellado Paz

Referência bibliográfica: 

RUDOFSKY, Bernard. Architecture Without Architects: a short introduction to non-pedigreed architecture. Garden City, New York: Doubleday & Company Inc., 1964.

Eixos de análise abordados: 
Conceitos e métodos
Saberes tradicionais e espaço arquitetônico
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra: 
Bernard Rudofsky (1905 - 1988) foi um arquiteto americano, nascido na Morávia, que ficou conhecido também por ser escritos, colecionador, professor, designer e historiador social. Obteve seu doutorado na Áustria, após trabalhar na Alemanha, Itália e vários outros países, inclusive o Brasil onde abriu um escritório nos anos 1930, projetando diversas residências em São Paulo. Radicou-se nos EUA a partir 1941, vivendo em Nova Iorque até sua morte. Ensinou em Yale, no MIT, na Universidade Waseda em Tóquio e na Royal Academy of Fine Arts de Copenhagen. Ficou conhecido por organizar uma série de exposições polêmicas no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) nos anos 1940, 50 e 60. A obra em exame é a transposição para livro, em primeira edição, da exposição homônima que Rudofsky organizou no MOMA entre 1964 e 65. 
 
Resumo : 
A exposição - Architecture Without Architects – apresentada no MoMA – Museum of Modern Art de 9 de novembro de 1964 a 7 de fevereiro de 1965 foi promovida pelo Departamento de Exposições Itinerantes, sob auspícios do Conselho Internacional do MoMA, e preparada e projetada por Bernard Rudofsky, então Consultor do Departamento de Arquitetura e Design. A pesquisa que a fundamentou foi financiada pelo John Simon Guggenheim Memorial Foundation e pela Ford Foundation. O conteúdo escrito do livro se encontra, sobretudo, na Introdução, onde explica-se os objetivos do programa e o que se pode extrair da variada amostragem apresentada na exposição. Rudofsky fala de arquitetura sem-pedigree, incluindo, nominalmente, o vernacular, o anônimo, o espontâneo, o indígena, o rural. O rigor terminológico não é seu objetivo e o ponto de partida de sua crítica é a limitação do ensino da arquitetura no Ocidente, que se daria a partir de um conjunto seleto de culturas, em área restrita do globo (Europa, partes da Anatólia e do Egito) e em épocas mais recentes. Esse conjunto seria igualmente restrito no plano social, lidando com moradias de deuses verdadeiros e falsos, príncipes de nobreza ou riqueza e nunca aquelas das pessoas comuns. O objetivo da exposição é romper essa estreiteza de limites. Rudofsky levanta o que se tem a aprender com estes procedimentos construtivos moldados ao longo de centenas de anos, em aspectos que antecipariam e mesmo superariam a arquitetura contemporânea. Em primeiro lugar, corresponderiam a um tipo de arquitetura cujo acento é o da empresa comunal, em vez do arquiteto individual, em construções que se amoldam ao meio natural, em vez de querer conquistá-lo, escolhendo, às vezes, os sítios mais difíceis e as formas de execução mais complexas. A beleza dessas obras, antes vista como acidental, é resultado de um raro bom senso ao lidar com problemas práticos, o que produz formas que pareceriam eternamente válidas. Muitas soluções ditas primitivas, segundo Rudofsky, antecipariam soluções atuais de pré-fabricação e padronização de componentes construtivos, de confecção de estruturas móveis e flexíveis, de condicionamento de ar, controle de temperatura, elevadores. Sobretudo, a humanidade e a solidariedade cívica que expressariam em vários recursos, em especial, nas arcadas mediterrâneas. A catalogação e exposição das obras, na exposição e no livro, não seguem um padrão discernível. São incluídas grandes obras de remodelagem do terreno; situações onde a natureza é vista como arquiteto, em cavernas e árvores; engenhos e maquinismos sem engenheiros; e edifícios que não são propriamente para os homens, como necrópoles, armazéns de alimentos, construções simbólicas e instrumentos astronômicos. Incluem-se não somente construções, mas subtrações, nas obras troglodíticas. Arregimentam-se virtuosismos técnicos: obras em lugares inauditos, como topos e flancos de montanhas íngremes e ilhas; soluções engenhosas de conforto ambiental e padrões e formas complexas criadas pela repetição de unidades elementares. Rudofsky lista formas não-convencionais de arquitetura: arquitetura aquática, em cidades de canais e embarcações, e a arquitetura nômade e móvel. Elenca ainda uma série de situações com técnicas e resultados formais específicos: fortificações, muralhas, torres; arcadas, ruas cobertas e semi-cobertas; palafitas, construções de madeira e de gramíneas e tetos verdes; formas primitivas e outras que se mimetizam com a paisagem. 

 

Data do Preeenchimento: 
segunda-feira, 28 Maio, 2012 - 16:45
Pesquisador Responsável: 

Daniel Juracy Mellado Paz

Data da revisão: 
domingo, 22 Junho, 2014 - 16:00
Responsável pela Revisão: 

Marcia Sant’Anna.

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