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Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Igatu / Chapada Diamantina-Ba, 2016.
Espigueiros. Portugal, 2017.
Espigueiros. Portugal, 2017.

Arquitetura Kitsch Suburbana e Rural

Autor(es): 

Dinah Guimaraens e Lauro Cavalcanti

Onde encontrar: 

Acervo Profa. Marcia Sant’Anna

Referência bibliográfica: 

GUIMARAENS, Dinah & CAVALCANTI, Lauro. Arquitetura kitsch suburbana e rural. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1979.

Eixos de análise abordados: 
Conceitos e métodos
Construção autogerida em meio urbano: espaços e técnicas
Dados sobre o autor(es) e obra: 
Dinah Tereza Papi de Guimaraens é Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Professora Adjunta III do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense-UFF. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula - USU (1978) fez extensão universitária em Semiótica Visual com o professor Umberto Eco (1979). Possui mestrado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional - UFRJ (1992), mestrado em História Antiga e Medieval pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - UFRJ (1992), doutorado em Antropologia Social do Museu Nacional - UFRJ (1998) e pós-doutorado em Antropologia pela University of New Mexico (1999). É pesquisadora avançada do PROARQ (Programa de Pós-Graduação de Estudos em Museus) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU - UFRJ. Até março de 2009, foi professora da Faculdade de Comunicação Social da UNESA, integrando o Núcleo de Referência em Conservação e Restauração de Bens Culturais, o curso de Fotografia e sendo conteudista do curso virtual Estética e Arte Contemporânea da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em arquitetura e urbanismo; preservação e conservação de bens culturais nas áreas de cultura material e imaterial, artes visuais e objetos etnográficos; museologia e museografia; produção cultural; semiótica; antropologia cultural e estética; cultura indígena, afro-brasileira e popular, mídia digital e curadoria de artes plásticas. Além da obra objeto desta ficha, publicou, juntamente com Lauro Cavalcanti, Arquitetura de Motéis Cariocas: Espaço e Organização Social (1980, 2007), além de Museu de Artes e Origens: Mapa das Culturas Vivas Guaranis (2003). 
Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/2261328991405752
 
Lauro Augusto de Paiva Cavalcanti é arquiteto, antropólogo e escritor. Escreveu vários livros sobre arquitetura, estética e sociedade e organizou diversas coletâneas sobre o assunto. É conselheiro da Casa Lucio Costa e da Fundação Oscar Niemeyer. Membro do conselho editorial do Iphan, é também diretor do Paço Imperial e professor da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj). Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é técnico em preservação cultural IV do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria da Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura moderna, arquitetura, artes plásticas e arte. 
Informações obtidas em: http://lattes.cnpq.br/8455994720243644

 

Sumário obra: 
Introdução 
O Kitsch
Cultura Popular, vanguarda e Kitsch
Kitsch x funcionalismo 
Arquitetura Kitsch
Pesquisa de Campo 
 Tabelas 
 Kitsch como visão de mundo 
 Kitsch como visão poética 
 Kitsch visionário 
 Kitsch religioso 
 Kitsch com influência da arquitetura moderna 
Bibliografia 
Resumo : 
O livro trata do kitsch como um fenômeno cultural característico da transição de um código estético popular/vernacular/primitivo para outro mais oficial/tecnológico/erudito, decorrente da ascensão social de segmentos de média e baixa renda. Os autores também definem o fenômeno kitsch como a possibilidade de uma resposta antropofágica (no sentido oswaldiano do termo) das massas à cultura de elite, podendo, a partir dessa mescla e desse choque, surgir uma terceira realidade cultural. Nesta obra o kitsch é ainda tratado como produto de um processo semelhante ao que faz surgir vanguardas artísticas, sendo que estas colocariam mais ênfase no processo de criação e o kitsch, por sua vez, carregaria na reação emotiva. A relação com as vanguardas não se esgotaria, contudo, nessa semelhança etiológica, pois o kitsch seria também fornecedor de “estilemas” (elementos desencadeadores ou caracterizadores de linguagem ou expressão artística) para as vanguardas, já que ambos manteriam relação fundamental com a novidade. Os autores distinguem um kitsch passivo e um ativo. O passivo resultaria do consumo exacerbado de uma classe média em ascensão que colecionaria objetos industrializados que imitam os da elite, sem nenhuma intervenção ou personificação. Já o kitsch criativo resultaria do mencionado processo antropofágico de apropriação e reinterpretação de elementos da “cultura oficial”. Ao abordarem o kitsch como atitude criativa, que teria seu próprio código de estruturação do mundo e da sociedade, os autores assinalam que o fenômeno deve ser compreendido sempre em articulação com a estratificação social e com os processos culturais e econômicos próprios da sociedade pós Revolução Industrial. Assim, estaria ligado à elevação do consumo e também à crise da obra de arte como objeto único. A arquitetura kitsch é definida pelos autores também como uma arquitetura de transição entre uma arquitetura oficial e uma arquitetura de cunho popular. Dessa face popular, da autoconstrução e da espontaneidade, a arquitetura kitsch traria a inventividade na elaboração de espaços individualizados que transmitem a visão de mundo e a marca do seu criador. Manteria ainda o impulso e o instinto da concepção do abrigo próprio, inclusive como resposta às imposições tecnológicas, e a utilização de meios artesanais de produção mesmo numa realidade industrializada. Da arquitetura oficial, a arquitetura kitsch se apoderaria de elementos que adaptaria ao seu próprio repertório estético, como os da arquitetura moderna e os tecnologicamente sofisticados, “devolvendo-os” depois como outro produto estético que, eventualmente, pode revitalizar a arquitetura oficial por meio de sua potência de criação e de transgressão dos códigos da elite. A arquitetura kitsch, em decorrência do seu caráter de produto de afirmação social e de processo de personificação, exibe sempre um uso excessivo de materiais decorativos; a aplicação de processos construtivos sem o conhecimento de seus princípios; o uso variado e rico de materiais de construção; o uso excessivo da cor, empregada, geralmente, em tons berrantes e contrastantes; e grande diversidade em função do processo de personificação/individualização do espaço. O livro, que ilustrado com fotografias e croquis, se apoia em pesquisa realizada pelos autores na cidade do Rio de Janeiro e em alguns de seus subúrbios durante o ano de 1978. 
Data do Preeenchimento: 
terça-feira, 27 Dezembro, 2011 - 13:30
Pesquisador Responsável: 

Márcia Sant’Anna

Data da revisão: 
quarta-feira, 2 Julho, 2014 - 13:30
Responsável pela Revisão: 

Daniel Juracy Mellado Paz