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Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Simpósio sobre Arquitetura Popular no V ENANPARQ 2018
Igatu / Chapada Diamantina-Ba, 2016.
Espigueiros. Portugal, 2017.
Espigueiros. Portugal, 2017.

Tout confort: Culture and comfort

ISBN ou ISSN: 

13: 978-0-7506-6657-2 ou 10: 0-7506-6657-9

Autor(es): 

Paul Hereford Oliver

Onde encontrar: 

Disponível em pdf na Internet, em inglês.

Referência bibliográfica: 

LIVER, Paul. “Tout confort: Culture and comfort”. In: OLIVER, P. Built to meet needs: cultural issues in vernacular architecture. Oxford: Architectural Press, 2006, pp. 87-105.

Eixos de análise abordados: 
Saberes tradicionais e espaço arquitetônico
Tecnologia tradicional no território e na edificação: vigências e usos contemporãneos
Dados sobre o autor(es) e obra: 
Paul Hereford Oliver nasceu em Nottingham, Inglaterra, em 1927. É historiador da arquitetura e escreve também sobre blues e outras formas de música afro-americana. Foi pesquisador do Oxford Institute for Sustainable Development da Oxford Brooks University, de 1978 a 1988, e Associated Head of the School of Architecture. É conhecido internacionalmente pelos seus estudos sobre arquitetura vernacular, em especial, como editor da Encyclopedia of Vernacular Architecture of the World (1997) e pelo World Atlas of Vernacular Architecture (2005). A enciclopédia reúne pesquisas e estudos sobre arquitetura vernacular em todas as regiões do mundo, sendo a principal referência sobre o tema com esta abrangência até o momento. O texto em exame é datado de 1986 e está publicado na coletânea em referência, na parte dedicada às culturas humanas e seus contextos. 
Resumo : 
Neste artigo Oliver faz uma distinção interessante entre conforto climático, no sentido físico, e o “conforto emocional” ou “psicológico” que traços culturais presentes no espaço arquitetônico, na decoração, no vestuário ou nos objetos promovem, mesmo quando não são adequados ao clima. Esta distinção seria visível especialmente na arquitetura de povos que migraram de uma região para outra. Oliver afirma ainda que definir a arquitetura vernacular a partir de sua adequação climática ou acreditar que é totalmente condicionada pelo clima é um equívoco. Em muitas culturas, a arquitetura seria mais um resultado de tradições de longa duração e de injunções culturais, do que de uma busca estrita por conforto climático. O que não quereria dizer, contudo, que a arquitetura resultante desse processo seja inadequada ao clima, pois seria também produto das condições ambientais e climáticas. Para ilustrar essa tese, o autor fornece uma série de exemplos onde tradições e injunções culturais determinaram mais o espaço do que o clima e mostra também exemplos notáveis de adequação. Cita a arquitetura Ashanti, de Gana, como um dos exemplos de “inadequação”, no sentido de que esta arquitetura não seria, em si, adequada ao clima, embora seja adequada ao modo de viver desse povo. Lembra que os Ashanti são originários da savana e especula que seu modo de construir pode ter vindo desse ambiente, permanecendo na zona tropical e úmida como sobrevivência cultural. As construções desse povo são feitas de barro local compactado, formando grossas paredes, cobertas com palha ou com telhas metálicas corrugadas. A planta do assentamento (compound) é retangular, agrupando unidades em torno de um pátio, com entrada num canto. Não há ventilação cruzada, janelas nas paredes ou expedientes de drenagem no pátio. As células têm somente uma porta, fechada com um pano. Os interiores são fechados e sem ar durante o dia, mas ninguém se incomoda porque todas as atividades até o cair da noite, inclusive cozinhar, são feitas no pátio ou em áreas laterais cobertas, como as que abrigam as tecelãs. Nas aldeias lineares, as atividades são realizadas no espaço vazio entre as fileiras de construções. Conclui que as casas são assim porque o povo Ashanti só fica em espaços cobertos quando chove ou à noite e o conforto proporcionado pela habitação, portanto, não seria tão importante. Conclui também que é a adequação cultural mais do que a climática que responde pela longevidade de certas tradições arquitetônicas e isso explicaria porque os imigrantes preferem reproduzir sua arquitetura natal na terra adotada ao invés de criar outra adequada ao novo clima. Há mesmo casos em que a inadequação climática da arquitetura tradicional é flagrante e decorrente de atavismo cultural, como a dos Ashanti. Oliver conclui que as demandas que colocamos aos edifícios no interesse de nossos conceitos de conforto são pesadamente condicionadas pela natureza de nossa cultura. Em última análise, não seria uma questão de condições de conforto, mas de condicionamento do conforto. 
Data do Preeenchimento: 
quarta-feira, 8 Agosto, 2012 - 16:00
Pesquisador Responsável: 

Marcia Sant’Anna

Data da revisão: 
terça-feira, 1 Julho, 2014 - 12:00
Responsável pela Revisão: 

Daniel Juracy Mellado Paz